Marcadores

Pesquisar este blog

O porque do blog

A ideia de criar esse blog era antiga, mas ganhou forca numa aula de inglês, aqui em Vancouver, quando uma professora lamentou não saber quase nada sobre sua família de imigrantes italianos.

Da mesma forma, lamentei saber pouco sobre meus familiares, também imigrantes, e me perguntei: " o que estou fazendo para que meus descendentes saibam um pouco da historia da nossa família ? ", " por que deixar que a historia seja contada aos meus netos, se posso escreve-la em detalhes? ".

Se você quiser saber um pouco sobre imigração, cultura, politica e sociedade desde o inicio do século XX, embarque nessa viagem. Seja bem-vindo.

Abraços

quinta-feira, 25 de março de 2010

Comecando uma nova vida.

Tudo leva a crer que os recursos financeiros, trazidos por Frederico, eram mais do que suficientes para dar uma vida confortável a sua família, na São Paulo do inicio do século XX.

Assim que chegaram, ele comprou casa na Vila Mariana, bairro novo, onde a maioria dos moradores eram imigrantes europeus, como eles.

O bairro era provido de luz elétrica, mas o abastecimento de água, demorou alguns anos para chegar, sendo utilizado sistema próprio de água e esgoto, através de poços.


A Vila Mariana já era uma importante região pois ligava o centro de São Paulo com Santo Amaro.

Era servido de bondes elétricos abertos, que faziam a ligação entre o bairro e o centro de São Paulo.

A casa tinha 2 quartos grandes, sala, cozinha, sendo que o banheiro e a lavanderia ficavam na parte externa da casa, como era de costume na época.

O lote comprado era grande, fazia divisa com uma chácara, onde Charlotte podia comprar leite fresco, queijos, frutas e verduras.

Cuidar do jardim não era problema, mas o mato e árvores facilmente dominaram quase o restante da propriedade.

A rua não era asfaltada e a iluminação precária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário