Marcadores

Pesquisar este blog

O porque do blog

A ideia de criar esse blog era antiga, mas ganhou forca numa aula de inglês, aqui em Vancouver, quando uma professora lamentou não saber quase nada sobre sua família de imigrantes italianos.

Da mesma forma, lamentei saber pouco sobre meus familiares, também imigrantes, e me perguntei: " o que estou fazendo para que meus descendentes saibam um pouco da historia da nossa família ? ", " por que deixar que a historia seja contada aos meus netos, se posso escreve-la em detalhes? ".

Se você quiser saber um pouco sobre imigração, cultura, politica e sociedade desde o inicio do século XX, embarque nessa viagem. Seja bem-vindo.

Abraços

segunda-feira, 15 de março de 2010

Começo do século XX em Minas Gerais


Nessa mesma época, numa pequena cidade ao sul de Minas Gerais, vivia Joaquim.

Filho único de um grande fazendeiro português, cresceu convivendo com os escravos do pai e com as tarefas do campo.

Apesar da abolição da escravatura ter sido assinada no Brasil em 13 de maio de 1888, a fazenda ainda funcionava inteiramente com a mão-de-obra de ex-escravos que continuavam a viver ali.

O pai sonhava em casar o filho com uma jovem herdeira da região e o preparava para assumir seus negócios.
Então, podemos imaginar o desapontamento que foi, quando Joaquim propôs casamento a uma bela jovem mulata, filha de uma ex-escrava e de um fazendeiro da região.

Contrariando a todos, o casamento foi consumado e Joaquim e Francisca Leocardia tiveram 12 filhos.

Sempre viveram na fazenda, mesmo depois da morte do pai de Joaquim. Os filhos receberam a mesma educacao recebida por Joaquim, liam e escreviam o basico para tocar os negocios da fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário